Acidentes de trabalho: Culpa ou vulnerabilidade do trabalhador?

Afim de contribuir com a coleta de dados e análise de acidentes laborais graves e fatais pela auditoria fiscal do trabalho, o médico e auditor fiscal, Albino Pereira de Sampaio, realizou uma pesquisa que avaliou um conjunto de fatores relacionado com o trabalhador e com a organização do trabalho e a sua possível influência na causa das ocorrências. Tema da dissertação de mestrado de Albino no curso de pós-graduação da Fundacentro, o estudo foi baseado em relatórios de análises de 452 acidentes de trabalho graves ou fatais, no período 2009/2012, em diferentes estados brasileiros, com empresas de variados ramos de atividade e porte.

De acordo com Albino, a ausência de uma análise mais aprofundada sobre as causas dos acidentes podem levar a justificativas como fatalidade ou falta de atenção do trabalhador, quando o que está por trás é uma situação de vulnerabilidade do empregado pela falta de capacitação e ciência de risco na função que exerce.

No podcast desta semana da página Podprevenir, Albino dá os detalhes da pesquisa e fala sobre as conclusões do estudo que questiona a culpa ou vulnerabilidade do trabalhador que sofre um acidente grave ou fatal.

O podcast pode ser acessado pelo endereço: http://www.podprevenir.com.br/

Fonte: http://revistacipa.com.br/